domingo, 19 de agosto de 2012

DICA DE CD: UM DISCO DOS DOIS (QUE TAMBÉM PODE SER DE MUITOS...)


    Quem acompanhar este blog (alguém?) provavelmente vai notar que (coerentemente com a descrição sob o título) poucas são as opiniões que compartilhamos, eu e a outra pessoa desse casal (o que, afinal, é bem casual!). E dentre essas raridades de que vale a pena falar, está um CD que nos parece ter a onda perfeita para um casal. Mas não só, hein! Acima disso, para quem, sozinho ou junto, quer ouvir um som agradável do começo ao fim:
 

                         
    Fernanda Pinho, artista de Brasília, apresenta um álbum muito bem feito, cuidado na melodia, letras e arranjos - em resumo, uma obra bonita. E é bom notar como o sentido de "obra" foi respeitado aqui. Porque o repertório, escolhido com precisão ( e que traz inclusive duas composições suas), se mostra um todo muito harmônico, íntegro, no mesmo tom. E, contudo, cada canção tem sua sonoridade própria, sua singularidade, sua filiação, seu próprio teor. Sendo assim, aí embaixo vai uma breve impressão de cada uma:

1 - QUERO FICAR
Fernanda abre bem o CD com uma balada romântica redonda, num estilo tradicional, mas sem breguice. Perfeita para ser um hit radiofônico (se as "rádios" fossem o que se esperaria que fossem), com aquela cara de "música do casal".

2 - O QUARTO
Em seguida, uma canção tocante de reflexão íntima. Uma das composições de Fernanda no disco. Para o meu amor, uma das melhores, o que é difícil dizer quando o CD é repleto de excelentes músicas.

3 - ESTRELA
Bem, essa é uma das minhas favoritas juntamente com "Coisas de Cá". É uma canção cantada com capricho. Sabe aquela música dedicada a alguém próximo com amor?

4 - COISAS DE CÁ
Surge agora infância, família, lembranças da vida. Bela, remete a uma canção de ninar, ao embalo de uma rede pela mão, numa coerência entre a esfera das idéias trazidas pela letra e a do ritmo e nuances melódicas.

5 - PINGA TINTA
Pra mostrar mais versatilidade, aparece "Pinga Tinta", bem marcada ritmicamente, com uma puxada algo nordestina, que preza pela sonoridade das palavras - na verdade, parece uma poesia escrita cantada.

6 - BALÃO CAMALEÔNICO
Poética demais. Lindas imagens. Metáforas prazerosas. Mais abaixo (não pude resistir), coloco a letra pra você sentir essa música.

7 - RUA ANTIGA
Fazendo menção a um mundo que já ficou pra trás, uma época antiga, talvez a de nossos avós, a música carrega consigo essa calma passada, as recordações de uma vida mais tranquila. Mais uma letra bem poética!

8 - MEU CHÃO
E quando a gente achava que o CD tava nessa linha (cheia de curvas) "boazinha", vem "Meu chão", a segunda de autoria de Fernanda. Uma música legal, com uma batida mais puxada pro pop-rock, com uma guitarrinha bem colocada e com sutil expressividade, uma bateria esperta, marota. Outra canção bem radiofônica (quer dizer, que seria...). A mensagem é de alguém que já se cansou daquele outro que brinca com seus sentimentos.

9 - CÊ TÁ DE BOBEIRA
Aumentando a guinada, "Cê tá de bobeira" traz uma letra divertida e um swing muito bacana, que lembra uma coisa meio Jorge Ben Jor. E tem uma segunda versão com ainda muito mais gás que entrou na trilha da novela "Rebeldes" - e foi através dela que chegamos, sem esperar, a esse belo trabalho, e nos surpreendemos com a feliz descoberta, e com o quanto que ele era maior.

10 - MOSAICO
Finalizando, essa música vem acalmar a tônica que tinha se elevado e apontado diferentes caminhos, restabelecendo o discurso mais intimista do CD, e por isso, conferindo mais equilíbrio. Sabe aquela música certa pra terminar? Pois é, ela explicita bem o acerto na hora de escolher a ordem das canções, dando o bom clima do disco.


     Assim, fica então a dica desse registro fonográfico que nos oferece a imagem de uma excelente artista. E o melhor, pra você que quer tirar a prova, é que o download é de graça, disponível no site da cantora (www.fernandapinho.com) - dá até pra ouvir por lá mesmo. Mas vale a pena comprar, viu? Aqui em casa, já adquirimos o nosso, e o melhor de tudo é que conseguimos até ganhar um autografo da nossa cantora predileta!!! (como vocês podem ver na foto da capa lá em cima. Ficamos muito felizes!) Para quem quiser ter o seu também, pode solicitar as informações pelo site da cantora (que citamos aí em cima) Apóie um trabalho independente, mas com qualidade superior. E pra terminar esse  post , taí uma amostra da poesia desse CD (lembra que dá pra conferir mais no site, hein!):

"Balão Camaleônico" (Autora: Ellen Oléria)

muita coisa por falar
que não precisa ser dita
Quem sabe iluminar o orbe
numa viagem à Bolívia, no mês que vem

Dentro de um balão
com cores camaleônicas
Cenário alvorada laranja
do final de abril

O mel não caberá no céu
o mel do seu olhar
Seus cílios varrerão o mal da terra
quando você piscar

muita coisa por falar
que não precisa ser dita
Quem sabe iluminar o orbe
numa viagem à Bolívia, no mês que vem

Dentro de um balão
extendendo o braço assim
Se pode tocar o queixo da lua
luz potência mil

muita coisa por falar
então vou te dizer, eu vou te dizer
Palavras em vermelho e verde
palavras em vermelho e verde


    Gente! Até que enfim aprendi colocar vídeo no blogger. Então, acrescentei para vocês este vídeo da  música "Cê tá de Bobeira". Confere aí, é tudo de bom!

    
                                    Casal: Coisa Casual