quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

DICA DE LIVRO: 'O MAIS IMPORTANTE É O AMOR - O NOVO TESTAMENTO VIVO'


Acredito que a maioria das pessoas que se defrontou com o texto bíblico, alguma vez, encontrou dificuldades para entender sua linguagem.

Por esse motivo, indicamos hoje o livro "O mais importante é o amor - O Novo Testamento Vivo". É uma versão em forma clara e simples que, embora possa parecer estranha no início, pode trazer muito mais conforto e interesse na leitura. Ao diminuir os problemas de compreensão da redação, ficam evidenciadas, justamente, as questões essenciais e a dimensão da proposta cristã.

É importante falar que não houve apenas a substituição do vocabulário das versões mais tradicionais. Na verdade, dá pra notar uma reconstrução dos trechos que busca facilitar o entendimento das mensagens e do desenrolar dos acontecimentos - apresenta, inclusive, algumas notas de esclarecimento sobre o contexto dos escritos. Apesar de nossa edição ser um pouco antiga (1992 - houve um relançamento em 2010, chamado Nova Bíblia Viva, que traz também o Velho Testamento), a linguagem continua atual.

Portanto, essa é uma boa opção para aqueles que vierem a se aventurar na leitura do evangelho, por mera curiosidade ou com maior interesse.




                    Casal: Coisa Casual

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

NEBULOSO

A mente é um buraco negro que suga luz.
O eletromagnetismo do seu corpo é um detalhe que passa despercebido,
mas está aí sua conexão.
- É tão legal falar no universo!



terça-feira, 25 de dezembro de 2012

AMOR NÃO É SÓ UMA PALAVRA

Amor

Não é só uma palavra

Tem mais a ver com a estrada que se pega

Com a roupa escolhida hoje

Com você em seu ar concentrado

Comigo distraído do lado.

Com a gente trompando pelo espaço

Quem sabe todo mundo no mercado

(o que era aquela fila?)

Amor

Não é um presente embalado com laço de fita

que fica esquecido após se gastar. Todo dia

tem que abastecer um pouco esse pote

devagarzinho e de repente.

Assim é o amor, aquele mesmo

dos discos, da bíblia,

do brinquedo preferido, da mãe e dos

sonhos das três da manhã,

que se esquece após acordar.  


                         Casal: Coisa Casual

sábado, 22 de dezembro de 2012

DICA DE CD: ONDE BRILHEM OS OLHOS SEUS - FERNANDA TAKAI




Diz que fui por aí – Lindonéia – Com açúcar, com afeto – Luz negra – Debaixo dos caracóis dos seus cabelos – Insensatez – Odeon – Seja o meu céu – Descansa coração – Canta, Maria – Ta-hi


Onde brilhem os olhos seus é um cd de 2007, que fui conhecer há pouco tempo, e não consigo parar de ouvir, encantada com tanta beleza. Fernanda Takai com sua voz doce, delicada, nos brinda com um trabalho belíssimo que traz regravações que são poesia pura. Letras do tempo em que amar fazia doer, que se amava ao extremo e se sofria com a perda de um grande amor... 

As músicas são cantadas com sentimento e capricho próprios de Fernanda. O lúdico também se faz bem presente. O disco apresenta novas roupagens para canções interpretadas por Nara Leão ao longo da carreira. Com produção de John Ulhoa e direção artística de Nelson Motta, reúne composições de Zé Keti, Chico, Caetano e Gil, Nelson Cavaquinho, Ary Barroso, Tom e Vinicius, Roberto e Erasmo Carlos, Ernesto Nazareth, Robertinho de Recife, Capinam, entre outros, e tem participação de Roberto Menescal.

O sucesso do 1º álbum solo de Fernanda rendeu o ao vivo Luz Negra.

     
MÚSICASComeçando com o recado de alguém que saiu pra curtir a vida com tantas pessoas, mas quer é uma (Diz que fui por aí), Fernanda prossegue com o retrato de certa mulher (Lindonéia – conheça a interessantíssima história dessa música aqui). Em seguida, uma produção alegre que contrasta com o ar aborrecido da mulher que reclama do marido malandro, o que na verdade evidencia a felicidade em tê-lo, apesar e com seu jeito de ser - e o tom cômico disso tudo (Com açúcar, com afeto).

Após, todo o sofrimento do amor aparece (Luz negra – veja a letra e o vídeo no fim do post); uma pessoa que acredita ser a que mais sofre no mundo, que está “representando o papel de palhaço do amor". Seu sofrimento é tanto que acha que está chegando o seu fim. É tocante a interpretação de Takai, que consegue tornar real, quase palpável, a tristeza deste apaixonado. Tem até um ar mais sombrio...

Na sequência, a clássica de Roberto e Erasmo para Caetano recebe um toque jovial (Debaixo dos caracóis dos seus cabelos - leia um pouco mais aqui). Depois, o clima cai para um tom intimista, de alguém que fala ao próprio coração que “quem nunca amou não merece ser amado" e lhe suplica que “quem não pede perdão não é nunca perdoado" (Insensatez).

Retomando a alegria com um chorinho (!), Fernanda canta de maneira divertida que faz pensar nas dançinhas de ‘antigamente’ (Odeon). Agora, um ponto alto do cd vem com um compasso algo nordestino e arranjo lúdico que pode conquistar as crianças e até adultos (rs), e traz letra rica em poesia e imagens (Seja o meu céu).

O disco segue com uma linda poesia da bossa nova (Estrada do sol), e aí dá uma pirada (Trevo de quatro folhas). Então, vem a emocionante versão de My foolish heart, sobre um desiludido, que já não acredita que seu amor possa dar certo, está cansado de sofrer e tentar, e clama: “descansa, coração, e bate em paz” (Descansa coração – veja a letra no fim do post).

Chegando ao finzinho, uma canção linda e delicada ao extremo. Uma das que me apaixonei na primeira audição. Tem os versos mais singelos que já ouvi e a interpretação dada por Takai torna esta música a mais preciosa, para mim, deste cd belo: " Plantei um pé de alecrim, um pé de alecrim, para perfumar a nossa linda casinha tão simplezinha, que dá gosto olhar" (Canta, Maria). Para terminar, uma pitada de um sucesso de Carmem Miranda (Ta-hí).

Abaixo duas letras e dois vídeos para quem não conhece, conhecer, e, para quem já conhece, curtir novamente esse som tudo de bom!


Luz negra (Nelson Cavaquinho / Irani Barros)
Sempre só
Eu vivo procurando alguém
Que sofra como eu também
Mas não consigo achar ninguém
Sempre só
E a vida vai seguindo assim
Não tenho quem tem dó de mim
Estou chegando ao fim
A luz negra de um destino cruel
Ilumina um teatro sem cor
Onde estou representando o papel
De palhaço do amor


Descansa coração (My foolish heart: Vitor Young / Ned Washington – versão: Nelson Motta)
Cansei de tanto procurar
Cansei de não achar
Cansei de tanto encontrar
Cansei de me perder
Hoje eu quero somente esquecer
Quero o corpo sem qualquer querer
Tenhos os olhos tão cansados de te ver
Na memória, no sonho e em vão
Não sei pra onde vou
Não sei
Se vou ou vou ficar
Pensei, não quero mais pensar
Cansei de esperar
Agora nem sei mais o que querer
E a noite não tarda a nascer

Descansa coração e bate em paz




                                                        Luz negra 



Canta, Maria




Para ver mais post de música, clique aqui.

                                                    Casal: Coisa Casual

  

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ÁRVORES DE NATAL - PARA UM NATAL MAIS BONITO!

     Olá, pessoal! Como vão vocês?

    O post de hoje é para quem ainda não adquiriu uma árvore de Natal, mas que não quer ficar sem a sua. Então olha só essas árvores customizadas. Com elas sua decoração será única e bem diferenciada!

     Inovadora e moderna esta árvore fofa é feita de tecido. Foi idealizada pela  artesã Patrícia Parisi. Linda demais! Para ver o passo a passo completo desta lindeza é só clicar aqui.
Patrícia Parisi
                                     
     Para quem tem um monte de livros em casas, é só empilhá-los e pronto: uma árvore prontinha em folhas!hehehe. Mais fácil e econômico que isso, impossível, né gente?  
Divulgação


  







  Colando diferentes objetos na parede você pode criar uma bela árvore.
Divulgação

         Com pedaços de madeira e boas marteladas, assim foi feita essa outra belezura!
Divulgação




 
       Se preferir, dá pra montar uma com botões. Lindinhas, também!

Divulgação

    Criatividade é tudo, né pessoal? Dá para montar uma desenhada na parede, também, com piscas-piscas. Aí, é só você pregar os preguinhos na parede em formato de árvore! Simples assim!

     Por hoje é só! Tchauzinho!    

                        Casal: Coisa Casual